Despertar Criativo: Grupos, oficinas e vivências

Proposta

image28

 

Despertar Criativo é um projeto criado pela psicóloga Thalita Arruda e que tem como proposta principal oferecer oficinas e vivências em grupo para meninas, garotas e mulheres. Durante sua trajetória de 10 anos como psicoterapeuta de orientação junguiana encontrou nos grupos e nas expressões criativas um caminho de descoberta e conexão com a vida e a feminilidade consciente.

Mantendo como cerne o potencial da criatividade, também são feitos grupos com crianças e adolescentes, sendo um deles dedicado àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além dos atendimentos em psicoterapia individual a crianças, adolescentes e adultos, orientação familiar e escolar.

Através do estudo da feminilidade consciente e da participação em grupos de mulheres percebeu que o compartilhar histórias estimula um trajeto de aprendizado, fortalecimento, despertar de novos sentidos e da vida criativa. Aprofundando essas descobertas alguns trabalhos com grupos de mulheres e expressões criativas foram realizados, os estudos de Marion Woodman e Clarissa Pinkola Estes foram as principais referências.

A vida criativa se apresenta através de uma linguagem simbólica, o acolhimento das próprias experiências e as expressões criativas são maneiras de dar forma a esses símbolos e revelar algo novo e essencial.  Despertar criativo é um projeto de escuta e descoberta, em que se confia na troca entre as pessoas e na criatividade como uma potência transformadora de vidas, alimento para alma e para o mundo.


“Portanto, é o cozimento de novas coisas, novos rumos, da dedicação à nossa arte e ao nosso trabalho que alimenta a alma selvagem permanentemente. É isso mesmo o que nutre a Velha Mãe Selvagem e lhe dá sustento na nossa psique. Sem o fogo, nossas grandes ideias, nossos pensamentos originais, nossos anseios e desejos continuam crus, e todo o mundo se sente frustrado.” (Clarissa P. Estes, Pg. 127)

Ciclo de Estudos

image29

 

Ciclo de Estudos do Feminino

Livro: " Caminho para a iniciação feminina" de Sylvia B. Perera.

Nesse livro, através do mito de Inanna-Ishtar e Ereshkigal a autora busca descobrir como restaurar a feminilidade, despotencializando a unilateralidade do mundo patriarcal, para reequilibrar a identidade psicológica de homens e mulheres e a relação entre eles. 
O grupo tem como proposta ser um espaço de troca, aprendizado e ampliação das reflexões feitas pela autora sobre o processo de iniciação da mulher em relação à sua feminilidade no mundo patriarcal.
Esse grupo fará parte do projeto Despertar Criativo, minha intenção é exercer um trabalho com impacto social, contribuindo através do meu conhecimento, da leitura e da troca, que nutrem a todos e têm efeito transformador.

Quando outras mulheres encontram seu próprio caminho de iniciação, também se tornam sementes de conexão criativa com o feminino no mundo.

​Encontros uma sexta-feira por mês com duas horas de duração, das 10h às 12h.


Datas: 15/02/19; 22/03/19; 26/04/19; 

17/05/19; 21/06/19; 19/07/19; 16/08/19; 20/09/19; 18/10/19; 22/11/19.


​Local: Vila Clementino (metrô Santa Cruz)

Investimento: R$40,00

Inscrições pelo e-mail: tcamposarruda@gmail.com

Resumo dos encontros

“o amor é a essência da consciência feminina nos homens e nas mulheres. É o reconhecimento e a aceitação do indivíduo total, e o amor por ele, sendo como é. O feminino é a amorosidade em cujo bojo cabem todos os conflitos, todos os processos físicos e psicológicos. Estes não devem ser rejeitados, mas amorosamente acolhidos.”  ( Marion Woodman)